Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Cidade

A decisão foi tomada com base no aumento veloz dos casos e óbitos confirmados do novo coronavírus (Foto: Reprodução | Ascom | PMC)
A decisão foi tomada com base no aumento veloz dos casos e óbitos confirmados do novo coronavírus (Foto: Reprodução | Ascom | PMC)

A Prefeitura de Camaçari segue comprometida e sem medir esforços para viabilizar a reabertura do comércio no município. Diante disso, na tarde desta terça-feira (30/6), o prefeito Elinaldo Araújo teve o segundo encontro com os representantes da associação de comerciantes, autoridades das policias militar e civil, além do secretariado. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Secretaria do Governo (Segov).

Na ocasião, o gestor do Executivo ouviu atentamente a todos os presentes que, de forma unânime, concordaram em prorrogar por mais 15 dias a reabertura do comércio. A decisão foi tomada com base no aumento veloz dos casos e óbitos confirmados do novo coronavírus.

Com o comércio fechado há mais de 100 dias, o prefeito deixou claro o seu sentimento de preocupação diante da situação do município e sinalizou que reconhece as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes. Nesta perspectiva, abriu o diálogo pedindo aos presentes que apresentassem suas opiniões, a fim de que a tomada de decisão fosse feita de forma coletiva.

Antecedendo a fala dos presentes, o secretário da Saúde, Luiz Duplat, fez uma apresentação panorâmica das ações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, mostrando, por meios de gráficos, o cenário atual e o planejamento com fases epidêmicas da doença. O secretário trouxe informações acerca do achatamento da curva, assim como também a ocupação de leitos das unidades de enfrentamento ao vírus.

Com bases nas informações apresentadas e nas situações recorrentes de descumprimento de decretos já publicados por meio do Diário Oficial do Município (DOM), o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, o tenente-coronel, Gabriel Neto, foi categórico ao dizer que “para proteger as vidas é necessário reajustar a proposta e estender o prazo de abertura do comércio”. Em concordância, o comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, major André Presa, reforçou a necessidade da continuidade das medidas de retenção voltadas à população, uma vez que “os moradores são carentes no cumprimento de regras, então vamos seguir com os trabalhos de conscientização e manter a extensão do fechamento”, concluiu.

A delegada titular da 18ª Delegacia Territorial (DT), Thaís Siqueira, disse ter ficado surpresa com a apresentação do secretário da Saúde. “Me chamou atenção o aumento de casos de infectados com o vírus e precisamos estar em alerta. Por mais que o prefeito se esforce em conseguir mais leitos, a situação ainda é preocupante”, disse acrescentando que os atendimentos externos da DT estão suspensos em virtude de casos confirmados da Covid-19 na unidade. Em tempo, solicitou ao secretário dos Serviços Públicos, Armando Mansur, uma ação de higienização e desinfecção nas instalações da delegacia.

O diálogo teve continuidade com a fala dos representantes de associações do comércio. A presidente do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio Camaçari), Juranildes Araújo, reconheceu a necessidade de manter o comércio fechado por alguns dias. “Estou preocupada, são tempos difíceis, e me preocupo com os pequenos empresários, mas entendo que diante do que estamos vendo e para nossa segurança, é importante aguardar alguns dias”, finalizou.

Durante a reunião, o gestor municipal fez uma ligação telefônica para a promotora de Justiça, Thiara Rusciolelli, a fim de que todos ouvissem seu posicionamento. “O Ministério Público recomenda que seja mantido o fechamento do comércio no município”, declarou.

Com a palavra, o prefeito Elinaldo disse que em sua gestão busca desenvolver suas ações com muita transparência. Exemplo disso foi a criação da Comissão de Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19, que tem como proposta conferir maior celeridade e segurança aos processos, com fortalecimento da clareza e controle das metodologias adotadas. “Eu fiz questão de ouvir a todos para que fique muito transparente a decisão que estamos tomando. Então vamos decidir juntos e dividir as responsabilidades”, ressaltou.

“Estamos nos esforçando ao máximo para salvar vidas. Estamos trabalhando com os pés no chão e já na próxima quinta-feira (2/7), o município receberá 25 mil novos testes para a população”, contou o prefeito, que pediu aos secretários presentes que uma assistência especial fosse dada aos bairros com maior incidência de casos positivos.

O gestor encerrou o encontro repetindo a decisão acatada por todos os presentes, que é a de estender o fechamento do comércio por mais 15 dias, na perspectiva de aguardar e seguir com o protocolo que está sendo elaborado pelo Estado para retomada das atividades econômicas nos municípios baianos que foram afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Participaram da reunião os secretários do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, dos Serviços Públicos, Armando Mansur, a assistente técnica da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania, Lílian Moura, o superintendente de Trânsito e Transporte Público, coronel Alfredo Castro, o coordenador do Centro Comercial, Namucies de Souza, o presidente da Associação Comercial de Camaçari (ACEC), Luciano Sacramento, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Pedro Failla, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Curvelo, e o vereador Elias Natan.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

Veja também:

Com recorde de casos em junho, Brasil chega a 60 mil mortes por covid-19

Camaçari registra 1.242 casos confirmados e 42 óbitos por Covid-19

Brasil assume primeiro lugar em número de recuperados de covid-19

O Boletim Epidemiológico deste domingo traz 750 casos recuperados da Covid-19

Camaçari registra 1.151 casos confirmados e 40 óbitos por Covid-19

Camaçari chega a quase 1000 infectados pelo Covid-19 nesta quinta-feira

Investigador da Polícia Civil lotado em Camaçari morre vítima da Covid-19

Mais 22 casos da Covid-19, dentre eles um óbito, são registrados em Camaçari

Prefeitura contrata mais 10 leitos de UTI; taxa de ocupação diária de leitos está em 95%

Camaçari atinge 688 casos confirmados do novo coronavírus

Camaçari registra 569 casos confirmados da Covid-19 nesta segunda-feira

Prefeitura prorroga toque de recolher até 22 de junho em Camaçari

Camaçari registra 547 casos confirmados da Covid-19

Camaçari Registra 528 casos da Covid-19

Camaçari perde mais uma vida para a Covid-19; município soma 21 óbitos

Camaçari tem 40 novos casos confirmados do covid-19 em 24h; total sobe para 505 infectados

OMS recua e diz que assintomáticos podem transmitir coronavírus

Camaçari tem mais 25 pessoas com a Covid-19; total sobe para 437 infectados

Camaçari registra 412 casos confirmados do Covid-19

OMS divulga novas orientações sobre uso de máscaras de pano contra o coronavírus

'Acabou matéria no Jornal Nacional', diz Bolsonaro sobre atrasar dos dados da covid-19

Camaçari registra 387 casos confirmados e um óbito por Covid-19

Fundadora do Colégio D. Pedro II morre aos 73 anos por complicação do Covid-19

Economista Carlos Lessa morre aos 83 anos de Covid-19

Cantora gospel Fabiana Anastácio morre aos 45 anos por complicações do coronavírus

Cidades que flexibilizaram isolamento têm aumento de casos de coronavírus

Estudo tenta apontar quando será o pico do coronavírus no Brasil; confira

Cinco aberrações do pagamento do auxílio-emergencial de R$ 600

Camaçari registra 13ª morte por Covid-19; casos confirmados sobe para 335

Bolsonaro sobre 30 mil mortes por covid-19: 'É o destino de todo mundo'

Vacina contra coronavírus será testada no Brasil

Plantão Covid-19 - Camaçari chega a 255 casos

Justiça nega pedido de advogado para derrubar toque de recolher em Camaçari

Prefeitura determina fechamento do Centro Comercial a partir desta segunda (1º)

Camaçari entra em regime de toque de recolher até o dia 8 de junho

Após aumento de 50% dos casos de Covid-19, prefeito anuncia toque de recolher em Camaçari

Camaçari registra 226 casos da Covid-19; 36 nas últimas 24h mais um óbito

Sobe para 190 casos confirmados da Covid-19 em Camaçari; 19 nas últimas 24h

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br